Melhor solução para quem deseja usufruir de temperos ou hortaliças fresquinhos e livres de agrotóxicos, a horta caseira não precisa de muitos cuidados para manter-se produtiva. No entanto, exige uma atenção especial quando chove ou esquenta demais, para que suas espécies não tenham o desenvolvimento comprometido.
Por isso, confira, a seguir, cinco dicas especiais que irão ajudar a manter o seu cantinho verde protegido das constantes mudanças climáticas promovidas por São Pedro.
Sol demais exige sombra
Seja em regiões muito quentes ou naquelas que vira e mexe sofrem com o aumento incomum da temperatura, a principal recomendação para proteger as variedades do sol é a utilização dos chamados sombrites – telas de proteção feitas com malha de polietileno ou tecido de polipropileno que são instaladas para proteger as plantas da exposição excessiva à luz solar e ao calor – de 50% ou 70% de densidade (porcentagem de luz bloqueada por ela).
“Geralmente, as hortaliças se ressentem mais com a exposição aos raios ultravioleta. Já os temperos e as ervas medicinais, são mais resistentes. Apesar disso, sem proteção, as folhas de todos eles podem queimar”, afirma Vivian Perazzio, paisagista e sócia da Bem Verde Horta Jardim, do Rio de Janeiro.
Solo drenado em casos de chuva
Durante a temporada de chuvas, comum em todo o Brasil nos meses de janeiro, fevereiro e março, é importante que o solo da horta ofereça boa drenagem. Isso porque o excesso de umidade pode encharcá-lo e fazer com que as raízes das plantas apodreçam, comprometendo o desenvolvimento da espécie.
Mais regas no calor
Os recordes de temperatura que acontecem frequentemente em várias regiões do País exigem que as regas na horta sejam intensificadas, pois as hortaliças tendem a necessitar de mais hidratação. Por isso, quando o sol estiver a pino, as irrigações podem ser feitas até duas vezes ao dia.
Cuidado com doenças na chuva
As chuvas torrenciais típicas da primavera e do verão aumentam o risco de doenças causadas por fungos na horta. Para evitá-los, a dica é realizar ações preventivas como a poda dos galhos. “Também é interessante colocar tagetes, ou cravos-de-defunto, como são mais conhecidas, que funcionam como plantas repelentes, podendo combater pragas comuns na horta”, indica a especialista.
Nutrição adequada
Independentemente das condições do tempo, a adubação das hortaliças deve ser feita a cada três meses com Dona Flor Horta, pois elas precisam de um solo nutrido para crescerem fortes e resistentes.
Confira no link: http://donaflorgarden.com.br/ruim-deixe-horta-resistente-chuvas-sol/