Com seu ambiente cada vez mais conectado, as crianças têm deixado de ter contato com a natureza. Uma pesquisa feita pela Royal Horticultural Society apontou que: crianças que tem contato com uma horta na escola alcançam maior desempenho acadêmico, físico e social se comparado a alunos que não tem acesso a esses ambientes. Por isso ações como a criação de espaços para cultivo estimulam o contato com a natureza, tornando a criança mais consciente da importância do meio ambiente e da importância de cuidar das plantas.
Aprendendo com a terra
Muitas escolas incentivam este tipo de projeto reservando um espaço para horta coletiva. Esse espaço fica disponível para que as crianças possam aprender o cultivo de diversas espécies, entendendo assim de onde vem o alimento que vai para o seu prato. Além disso, o contato estimula o gosto pelas hortaliças e verduras. Em diversos casos os legumes são aproveitados nas próprias refeições da escola.
Crianças que tem contato com uma horta na escola alcançam maior desempenho acadêmico, físico e social se comparado a alunos que não tem acesso a esses ambientes.
As escolas já estão conscientes quanto a importância da educação ambiental, e por isso estão comprometidas em promover a seus alunos o contato com a natureza, mostrando a importância da sustentabilidade.
Costumamos fazer projetos de horta em escolas para introduzir esta “consciência ecológica” nos alunos. Mostramos a importância da utilização dos recursos naturais, como a água, de maneira coerente, e e o cuidado com as hortas. Dessa forma escola e alunos trabalham para um planeta mais sustentável. Optamos também por utilizar materiais recicláveis como as garrafas pets.
Horta na escola não é mistério!
Promover a interação de alunos com hortas dentro das escolas é um dos projetos que são executados pela Bem Verde. Você quer ter uma horta na sua escola? Fale conosco clicando aqui!