Você é uma daquelas pessoas que sonham em cultivar uma horta, mas não tem espaço em casa e nem tempo para cuidar? Então saiba que, sim, é possível ter uma! Para pessoas que moram em casas que não tem quintal grande, ou em apartamentos pequenos, jardineiras e vasos são os locais perfeitos para sua horta. “Com cuidados simples e certa incidência diária de sol, em pouco tempo é possível colher hortaliças, temperos fresquinhos e até legumes orgânicos, livre de agrotóxico. E, o melhor, tudo produzido dentro de casa”, afirma a paisagista Mônica Leão, da Bem Verde.
A paisagista está à frente de uma oficina prática de cultivo de hortas domésticas que será oferecida no dia 30 de novembro, na Casa Rui Barbosa, em Botafogo, no Rio de Janeiro. Os participantes aprenderão desde métodos para o plantio até as melhores épocas de colheita. Tudo com a utilização de sementes orgânicas, assim como os produtos contra pragas corriqueiras, com base natural.
“Fazer uma horta é algo agradável e relaxante, que proporciona bem-estar incrível. É muito gostoso você plantar o que você vai comer. As pessoas estão cada vez mais em busca de contato com a natureza, o que induz a uma vida mais saudável”, garante a paisagista.
Por onde começar
Para quem quer ter o prazer de colher seus próprios alimentos, e não tem muito tempo de cuidar, a recomendação é começar com temperos como salsa, cebolinha, alecrim e hortelã que podem ser plantados em vasos ou, se você seguir uma linha sustentável, também pode usar garrafas pet.
“É importante cuidar bem da terra, se atentar ao adubo que é usado e a forma como é feito o plantio. São pequenos cuidados que garantem que a horta dê excelentes frutos”, destaca Mônica. A especialista explica que é possível plantar praticamente de tudo em pequenos espaços.
Para ter sua horta mais rápido
Uma das dicas da especialista para ter sua horta pronta mais é começar com mudas. “É uma forma de ganhar tempo, mas é preciso ficar atento à qualidade de onde vem a muda”, alerta Mônica. Outra recomendação da especialista para que sua horta seja sempre orgânica é prestar atenção da procedência da semente.
“Na hora de começar uma horta doméstica, muitas pessoas não se preocupam com a qualidade das sementes. Muitas vezes essas que encontradas à venda contém veneno. É preciso comprar sementes orgânicas, livre de agrotóxicos, para uma colheita saudável”, alerta Mônica.
Quatro dicas básicas para uma horta bem cuidada
– Quatro horas de sol por dia;
– Fazer a irrigação diária, uma vez por dia.
– Saber colher da forma correta e prestar a atenção no corte que é feito na hora da colheita;
– Ficar atento na adubação da terra e fazer sempre reposição de mudas.