Horta livre de agrotóxico garante bem-estar e uma vida mais saudável. Veja quais hortaliças recomendadas e, com algumas dicas, saiba como cultivar o próprio alimento mesmo em apartamentos pequenos!
Se alimentar de verduras, temperos e legumes fresquinhos não é apenas um privilégio da vida no campo ou para quem possui um vasto quintal em casa. Com algumas dicas, é possível cultivar a sua horta orgânica – isto é: livre de agrotóxicos – mesmo em apartamentos pequenos.
“Fazer uma horta é algo agradável e relaxante, que proporciona bem-estar incrível. É muito gostoso você plantar o que você vai comer. As pessoas estão cada vez mais em busca de contato com a natureza, o que induz a uma vida mais saudável”, disse a paisagista e bióloga Mônica Leão, da Bem Verde Horta e Jardim.
Antes de preparar o plantio é importante se atentar para alguns fatores, como o local em que ficará a horta e os cuidados que garantirão a desejada adaptação das hortaliças. “Qualquer tempero ou hortaliça apenas vai vingar se tiver a incidência de 4 horas de sol”, ressaltou a especialista. “Também é preciso molhar todos os dias, sendo que no verão, dependendo da incidência de sol, é importante molhar duas vezes por dia”, afirmou Mônica, que recomendou colocar o dedo para garantir se a terra está úmida.
O crescimento saudável das hortaliças está relacionado com o adubo orgânico, que precisa ser colocado a cada 40 dias. Entre as espécies recomendadas para o cultivo da horta doméstica, algumas sugeridas são: salsa, cebolinha, coentro, hortelã, alecrim e manjericão.
“É possível plantar duas espécies juntas, mas a hortelã, por exemplo, tem que ser sozinha”, salientou Mônica, que também destacou a importância de saber a procedência das sementes, as quais devem ser livres se agrotóxicos.
Veja em 6 passos como preparar o vaso para a sua horta orgânica:
1. Verifique se o vaso escolhido possui furos no fundo para drenagem, caso não possua, você deverá fazê-los. Os furos de drenagem são importantes para evitar acúmulo de água no fundo do vaso, que acarreta apodrecimento das raízes;
2. Coloque uma camada, de argila expandida, ou brita, para cobrir o fundo do vaso e ajudar na drenagem. Isso evita que a terra escape pelos furos;
3. Coloque um pedaço de manta de “bidim” que faz o papel de filtro;
4. Coloque terra adubada misturada com húmus de minhoca para melhorar a fertilidade do solo;
5. Coloque a muda, mantendo a terra que vem ao redor das raízes, o torrão. Disponha no vaso e distribua mais terra adubada com húmus. Preencha todos os espaços. Deixe bem firme e encha quase até a borda;
6. Regue até a água sair pelos furos de drenagem, se a terra assentar. Faça uma cobertura morta com folhas secas ou casca de pinus. Isso ajuda a manter a umidade e evita a compactação do solo.
Charme na decoração
Além de proporcionar qualidade de vida para toda a família, a horta também ganha um importante papel na decoração do espaço. “Ter a horta em uma varanda complementa a decoração da sala, por exemplo. É possível pendurar em vasos em flandres, em barro pintado ou e em madeira cumaru”, sugeriu Mônica Leão.
Ainda é possível fazer uma horta que concilie criatividade com sustentabilidade. “Também pode ser feita uma coisa mais simples, como uma horta vertical com garrafas pet. Você ainda pode pintar as garrafas, depende da sua intenção”, completou a paisagista.
Confira o link da matéria: http://caras.uol.com.br/bem-estar/aprenda-a-montar-sua-horta-organica-em-casa#.WId-yBsrLIU