Muitos já ouviram falar na influência da lua sobre as plantas. Em um jardim, a ação da luminosidade lunar incentiva o desenvolvimento de hastes, fazendo desabrochar flores, amadurecendo frutos e aprofundando as raízes na terra.
A atração gravitacional do nosso satélite, exerce uma vital influência sobre os líquidos terrenos e esse fato não acontece apenas com a formação das ondas nos oceanos e mares, mas também no fluxo de seiva das plantas.
Por isso, algumas atividades no seu jardim podem ser mais favoráveis ou não dependendo da fase lunar.
Reunimos aqui algumas dicas do que é mais apropriado para cada fase da lua para que seu jardim fique cada vez mais bonito e saudável.
Quarto-crescente
Neste período, o crescimento das partes aéreas é favorecido, já que a seiva é atraída para cima. É o momento indicado para plantar, transplantar, adubar quimicamente e aparar grama.
São dias propícios á colheita de ervas e aos trabalhos de enxertia. Os transplantes são favorecidos.
Lua cheia
Momento propício para semear e plantar bulbos; geralmente, os dias são secos, bons para colheita de frutos.
Quarto – minguante
Diminui a força da seiva, que é atraída para a parte inferior da planta favorecendo o crescimento das raízes e o plantio de bulbos. O momento é ideal para o corte de bambus e de madeiras, para podas e fertilização com adubos orgânicos.
Lua Nova
É uma fase ruim para qualquer tipo de plantio. Durante esse período, as plantas têm uma baixa resistência às pragas; as pulverizações preventivas são aconselháveis. Em contrapartida, o que for semeado dois ou três dias antes da lua nova resulta num máximo de produtividade. É um ótimo momento para adubar o solo, arrancar ervas daninhas e podar.