O aparecimento de mofo no terrário é mais comum do que se imagina. Geralmente tem aparência de algodão branco e pode crescer rapidamente tomando conta das plantas.
Mas, se o seu terrário amanheceu mofado, não se desespere: Nesse artigo vamos te explicar como cuidar das plantas contaminadas e evitar que o mofo apareça novamente.
O que é o mofo
O mofo é um tipo de fungo. Cresce em locais úmidos no mundo inteiro, tanto ao ar livre quanto em lugares fechados. Existem centenas de espécies de mofo.
A maioria dos tipos de mofo se reproduz liberando milhares de estruturas microscópicas chamadas esporos. Essas estruturas são leves e podem percorrer longas distâncias, sendo levadas pelo vento, pela água ou por animais em movimento. Quando o esporo pousa em uma superfície apropriada, inicia a formação dos primeiros filamentos do novo mofo.
Por que o mofo aparece no terrário
O mofo aparece no terrário quando o ambiente externo está muito quente, fazendo com que o seu interior esquente também. Combinado ao fato de que o vidro é fechado e o ambiente naturalmente úmido, o terrário se transforma no local perfeito para o aparecimento mofo. Essas são as condições ideais para o surgimento do mofo, que cresce a partir dos esporos que podem estar no solo, nas plantas ou no próprio ar.
É importante estar atento às mudanças no seu terrário. Assim que você identificar qualquer tipo de mofo, realize uma limpeza, pois se o fungo alcançar uma grande área será necessário trocas todas as plantas do terrário.
Assim como o mofo branco, os cogumelos que aparecem nos terrários também são fungos. No entanto, na maioria das vezes eles não prejudicam a saúde das plantas.
Como cuidar de um terrário com mofo
Assim que você identificar qualquer tipo de mofo realize uma limpeza seguindo as instruções abaixo:
1. Dilua 1 colher de sopa de água oxigenada de 10 volumes em uma xícara de água. Mergulhe um cotonete na solução e limpe cuidadosamente o mofo das miniaturas ( se houver ) e pedras. Nunca use a a solução com água oxigenada para limpar as plantas;
2. Com um novo cotonete mergulhado em água remova qualquer mofo que esteja cobrindo as plantas;
3. Repita a limpeza das plantas com cotonetes novos conforme necessário (não use duas vezes o mesmo cotonete ou você poderá espalhar ainda mais o mofo).
Se o mofo já tiver alcançado uma grande área será necessário jogar fora todas as plantas e realizar uma desinfectação completa do vidro, pedras e miniaturas. Em seguida você poderá montar um novo terrário no vidro higienizado.
Como previnir o aparecimento de mofo no terrário
O mofo costuma se esconder no solo e, como tem um tamanho quase microscópico, muitas vezes passa despercebido. Por isso, é importante utilizar um substrato (terra ou areia) comprado em um fornecedor confiável. Aqui na Bem Verde usamos um substrato especial tratado com uma substância que diminui as chances de esporos de mofo se infiltrarem no terrário.
Mofo sob microscópio.
Fonte da imagem: Folha de São Paulo, 2015.
O mofo também pode ser transportado pelas plantas que colocamos dentro terrário. Uma dica para evitar a contaminação é inspecionar e lavar os musgos antes da montagem para ter frescor.
Tenha em mente que os esporos de mofo são microscópicos e estão em todos os lugares ao nosso redor, fazendo parte do ciclo natural de decomposição da matéria orgânica. Ele pode aparecer mesmo quando tomamos os cuidados acima!
Dicas para manter seu terrário livre de mofo:
• Mantenha o terrário em um local com claridade natural, mas que não seja muito quente. Nunca deixe o terrário sob a luz direta do sol;
• Vá devagar na rega! Água em excesso é uma das maiores causas do crescimento de mofo;
• Fique atento a mudanças no seu terrário e retire qualquer mofo do musgo logo que apareça.
Se tiver alguma dúvida é só comentar aqui embaixo ou mandar um e-mail para contato@bemverde.com.br.
jtohue
5vfkf1
Obrigada pelas instruções, pois aqui aparece muito mofo. Estou querendo fazer um terrarios pela primeira vez. Quero aprender tudo.